Reflita!


Todo dia ao acordar, pense: "
que tipo de contribuição posso oferecer que afetará de forma significativa o desempenho e os resultados da empresa em que trabalho ou da comunidade que estou inserido?"
(Autor desconhecido).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Resultado da enquete de Março!

Os problemas ambientais configuram-se como questões bastante observadas e discutidas na mídia, na vida das pessoas e também das organizações. Dessa forma é importante procurar saber mensurar os acidentes, problemas e impactos ambientais que decorrem da exploração de recursos naturais, da má conservação do meio ambiente, da falta de planejamento para destinação de resíduos e até mesmo a falta de educação ambiental dos atores sociais (pessoas de todas as classes sociais, empresas e governo), para que se tenha o conhecimento da representação desses problemas e assim poder traçar um caminho ou criar procedimentos a seguir para solucionar ou tentar amenizar esses problemas.
Isto posto, observa-se que a Contabilidade desempenha grande função nessa área, pois a mesma é a ciência social que estuda o patrimônio e as variações do mesmo no tempo, buscando a maximização das riquezas das pessoas físicas e jurídicas. Refletindo melhor, será que o meio ambiente não é um patrimônio da sociedade?
Através dessa discussão, tivemos a idéia de propor uma enquete durante o mês de março sobre a opinião daqueles que acessassem o blog sobre a possibilidade de terem em sua estrutura curricular a disciplina de Contabilidade Ambiental.
O Universo dessa enquete é ilimitado, uma vez que este blog está disponível na internet e pode ser acessado por todos os usuário da web e, portanto, os resultados não compreendem representatividade alguma, porque são apenas a opinião dos que acessaram sem nenhum parâmetro de comparabilidade, devido a enquete não ser obrigatória e não haver neste meio de comunicação uma forma de distinção de leitores do blog.
Participaram da enquete 29 pessoas, sendo que 24 destas votaram Sim, 2 pessoas votaram Não e as outras 3 pessoas votaram na alternativa Tanto faz (traduzida na opção Indiferente no gráfico) . Através do gráfico percebemos que a maioria daqueles que acessaram e participaram da enquete gostaria sim de ter no plano curricular da graduação a referida disciplina.

A curiosidade que buscou-se criar naqueles que acessam este blog é:
Será que não caberiam no meio científico pesquisas mais focadas sobre o assunto? Será que já não existem pesquisas sobre isso? Será que não caberia uma pesquisa de comparação de opinião entre universidades públicas e privadas, ou mesmo entre universidades de cidades/estados/regiões/países diferentes?

Aos que se sentiram atiçados pelos questionamentos, mãos a obra! Procurem nas bibliotecas livros e periódicos sobre o assunto e artigos científicos, dissertações e teses em meio virtual.

Muito obrigado a todos, principalmente aos que participaram!



Nenhum comentário:

Postar um comentário